terça-feira, 25 de agosto de 2009

Relativo

É relativo e pronto. Que nada tem de absoluto. Que depende de outra coisa. Que depende da circunstância e que é aplicado o tempo inteiro. Quantas vezes a palavra relativo, cai com uma luva em nossas explicações. Embasamos conceitos dizendo que o belo e o feio são totalmente relativos e que o conhecimento do homem também é, já que se compararmos à filosofia divina, não há como comprovar, então, é relativo.
Vindo da Língua Portuguesa que nos rege, um pronome relativo, é aquele que, introduzindo uma oração subordinada, se refere a um termo da oração anterior. Que coisa. Relatividade depende sempre daquilo que comparamos. É bem possível que este texto seja comparado e que até aqui não esteja sendo compreendido. Mas, calma. Isso também é relativo, pois o que me leva a pensar e escrever sobre o dito cujo é o problema que este me parece estar se tornando.
Seria um tanto presunçoso, mas, não funciona como prova perfeita, porque ao justificarmos, nosso ponto de vista, às vezes, por medo não dizemos que realmente consideramos que é feio. Dizemos que o conceito de feio é relativo e depende da interpretação individual. Mas, então, existe um conceito formado? Por que, na mídia, ele existe e está bem longe de ser relativo. É um padrão, que vem inserido, encaixotado, deitado, de lado, visual, tátil. Está por todo lado, e para alguns, chega a ser frustrante. E, diga-se de passagem, não se restringe somente ao termo “feio”, abrange todos os termos desde personalidade até vida em sociedade.
Então, por que nós, meros seres exteriores ao interior midiático, não nos desligamos do conceito pré-pronto, excluímos o “relativo” de nosso vocabulário e assumimos uma posição? Dizer que algo é relativo é como ficar em cima do muro. Precisamos dizer o que pensamos e não relativizar por medo.
Um esboço confuso? Talvez confundi um pouco mais. Creio que esqueci de ser relativa...

2 comentários:

  1. Sempre arrasando né?
    Nunca tinha lido nada sobre o termo "relativo". Realmente, ele serve estepe para explicarmos algo ou para não assumirmos de dicordamos de muitas opiniões. Mas não deixe de ser uma verdade que tem muita coisa que é relativa mesmo e que não vale a discussão... como a religião. Assunto bem relativo.

    Bjoos
    saudade

    ResponderExcluir
  2. A sensibilidade pós clareamento dentário também é relativa hahaha =P

    bjuss

    ResponderExcluir